COMIDINHAS PRA TE AQUECER NO INVERNO

    O inverno chegou e o nosso apetite muda completamente, sentimos mais fome. É bom lembrar que essa época do ano costuma ser a vilã da balança, afinal o que mais queremos com o friozinho é ficar debaixo das cobertas assistindo um filminho e mastigando alguma coisa, não é mesmo? Mas o que muitos não sabem é que essa maior sensação de fome tem explicação.


Isso acontece, de maneira geral, porque no inverno o organismo tem um maior gasto calórico para manter a temperatura corporal.
Há também aspectos emocionais que fazem com que haja um aumento no consumo de alimentos. Algumas pessoas buscam, na comida quente e mais calórica, preencher alguma necessidade afetiva, mais comum nesta época do ano.
Então, aproveite o clima e prepare aquela comidinha ou bebida pra deixar a sua vida mais quentinha e com muita saúde!


Bebidas quentes: Nada melhor do que se aquecer com uma bebida quentinha e nutritiva! Minha sugestão é apostar no leite, que é fonte de proteínas de alta qualidade e de cálcio (essencial para a saúde dos ossos). Os chás também são boas opções. Além de ajudar na hidratação, eles contam com antioxidantes, que protegem o corpo de doenças.

Frutas da época: Aproveite o morango, a carambola, a laranja, a mexerica e a tangerina – frutas comuns do inverno, que estão mais baratas e bonitas. Elas contêm vitaminas, minerais e fibras. Uma boa dica é acrescentar canela em pó e aquecê-las no micro-ondas.


Verduras e legumes: Mesmo nos dias mais frios, é essencial manter o consumo desses alimentos. Procure variar os tipos e também o modo de preparo: crus, assados, grelhados e refogados.

Sopas e caldos: Estas preparações são ideais para o inverno. Para equilibrá-las, adicione verduras e legumes de sua preferência (como couve, espinafre, cenoura, beterraba e aspargo), um alimento fonte de carboidrato (arroz, mandioca, batata) e outro rico em proteínas (frango, músculo, patinho).


Além da alimentação quentinha e nutritiva, não se esqueça de manter uma correta hidratação. É comum sentirmos menos sede no frio, mas, mesmo assim, procure beber de seis a oito copos de água por dia.

Curta o inverno com muita saúde!

Beijos e até a próxima semana.


1 comentários:

  1. como é difícil resistir às delícias do inverno!!

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