ESTAMOS FALANDO DE VITAMINAS!

    As vitaminas do complexo B são lipossolúveis e não são produzidas em quantidades suficientes pelo corpo humano, por isso devem ser adquiridas por meio da alimentação. As vitaminas B1, B2, B3, B5 e B6 contam com funções similares e necessitam uma da outra para que realizem suas funções no organismo. Já as vitaminas B12 e a B9 não necessitam da presença das outras.
As vitaminas que fazem parte do complexo B são: B1 (Tiamina), B2 (Riboflavina), B3 (Niacina), B5 (Ácido Pantotênico), B6 (Piridoxina), B7 (Biotina), B9 (Ácido Fólico), B11 (Folacina) e B12 (Cobalamina). São responsáveis por produção hormonal; por metabolismo dos carboidratos, das proteínas e das gorduras; formação de hemácias; respiração celular; crescimento celular; entre outros.

 Carnes, Legumes, verduras e frutas, como a uva, possuem complexo B em grande quantidade, os quais podem ser consumidos diariamente, regularizando as várias funções do corpo.


O consumo dessas vitaminas, além de manter o funcionamento regular dos processos corporais, pode melhorar o bem-estar do indivíduo, tendo em vista que elas desempenham funções em relação ao metabolismo de alimentos, assim como os carboidratos. Os carboidratos e outros nutrientes são convertidos em glicose, que, depois, se tornam ATP. O ATP é responsável por dar energia ao organismo, para que este realize as funções mais básicas. Além disso, a glicose produzida através dos carboidratos é responsável por auxiliar a produção e disseminação da serotonina no cérebro, hormônio conhecido por dar prazer.
Dessa forma, sem o consumo correto do complexo B, doenças como depressão, síndrome do pânico e anorexia poderiam se desenvolver. Por isso, uma alimentação rica em frutas, legumes e vegetais, além de moderada e balanceada é importante não somente para a manutenção do peso, mas para proporcionar bem-estar.
Vale a pena lembrar que vitamina não engorda! Nenhuma vitamina, em si, engorda. As vitaminas do complexo B poderiam auxiliar no emagrecimento, por melhorar o organismo e, consequentemente, o metabolismo dos alimentos, fazendo com que o corpo gaste melhor os nutrientes e as possíveis reservas corporais. 


Agora você já sabe a importância de um prato bem colorido!
Coma comida de verdade!

Beijos,


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