COLEGUIUM: Uma tarde de café, bate papo e educação

Na última sexta (30), a Carol Almeida (colaboradora do Palavras & Verdades), juntamente com as mamães do Beagá Mães estiveram no Coleguium, uma das maiores redes de ensino do Brasil, para conhecerem as instalações e a proposta pedagógica da escola e bater um papo super enriquecedor com a educadora Tania Zagury sobre o tema "Escola sem conflito: Parceria com pais". Entre tantos pontos importantes citados por Tania, destacamos sobre a educação que deve ser dada sem culpa. "Os pais não são perfeitos e impor limites não faz com que os filhos fiquem traumatizados. Os pais têm tanto amor pelos filhos que ficam cegos de paixão e assim, sem perceber, se tornam incapazes de concretizar atitudes necessárias à formação de cidadãos éticos e produtivos. 
Não devemos, por exemplo, dar tudo aos filhos. Devemos deixar algo para que eles lutem e conquistem pelo esforço próprio. Filhos precisam ter um motivo para lutar!"


Foi uma tarde deliciosa!  



EDUCAÇÃO INFANTIL
O Coleguium diferencia-se na proposta pedagógica para a Educação Infantil principalmente pelo seu pioneirismo na formulação de projetos que privilegiam o lúdico, o movimento, a interatividade, a socialização, a fantasia e a aprendizagem de conceitos fundantes pela criança. Na instituição, cada ação educativa e projeto de trabalho tem uma razão de ser e de acontecer. Brincar de roda, recitar
parlendas, cantarolar, se comunicar oralmente ou por escrito com personagens reais ou imaginários, manipular materiais concretos, experimentar, produzir… São estratégias que motivam os pequenos em seu percurso social e de aprendizagem. 


Na Educação Infantil as crianças se envolvem significativamente, pois sabem exatamente quais serão os caminhos que irão percorrer em cada atividade geradora, em cada projeto. A aprendizagem da leitura e a escrita deve caminhar lado a lado com a imaginação e com os atributos da fantasia. Por isso, uma forma de fomentar esse contexto nas escolas é inserir personagens do “faz de conta” nas propostas didáticas.Na escola, os personagens integram os projetos pedagógicos desde a Educação Infantil.




ENSINO FUNDAMENTAL I
Do primeiro ao quinto ano, os alunos são expostos a novas experiências e desenvolvem a autonomia e responsabilidade para lidarem com a avaliação formal e uma crescente carga de atividades para casa. Através de uma plataforma de jogos online, estimulam os alunos a criarem o hábito de estudar de
uma forma mais prazerosa. Adicionalmente, por meio de diversos projetos pedagógicos, trabalham as habilidades cognitivas e incentivam a leitura e a pesquisa científica.

ENSINO FUNDAMENTAL II
Nesta fase, os alunos estão passando por grandes mudanças: pré¬ adolescentes, naturalmente questionadores e contestadores, mas também curiosos, interessados, com “sede” de conhecer melhor o mundo em que vivem. A escola avança então nos conteúdos, na delegação de responsabilidades, 
investindo no desenvolvimento da autonomia pessoal, apostando, ainda mais, na capacidade intelectual e física desses jovens. Estão vivendo no mundo da informação e, no
Fundamental II, são preparados para buscá la em todas as fontes, habilitando¬ os para a pesquisa científica, que integrará as etapas seguintes da vida acadêmica.

ENSINO MÉDIO
O aluno do Ensino Médio tem a possibilidade de sintetizar conhecimentos e adquirir outros mais complexos. É o momento de ingressar em um intenso ritmo de estudos, preparando-se para cursar as melhores universidades do Brasil e do mundo. Nesta fase, a escola também trabalha as habilidades de vida dos alunos através dos projetos multidisciplinares.

alipio_post_unidades_foto_3

Saber se expressar é a chave para o sucesso, e o Coleguium ensina seus alunos como chegar lá. Não é à toa que acaba de ser classificada em 4° lugar entre as 100 escolas do estado de Minas Gerais com as maiores médias nas provas objetivas do ENEM 2015.

Foi muito enriquecedor conhecer não só o excelente espaço físico da escola, mas também a sua consolidada proposta pedagógica que há quase 3 décadas forma seus alunos para o sucesso.

COLEGUIUM INTERNACIONAL 
O Coleguium Internacional chega trazendo o melhor de dois mundos: a reconhecida preparação para o Enem e o ensino bilíngue, com certificado internacional de inglês das Universidades de Cambridge e Michigan. Além disso, ao final do Ensino Médio, os alunos podem ingressar na Universidade do Missouri, sem precisar fazer mais provas. Localizado no Buritis, o ensino vai do Infantil ao High School.

Demais, né?

Conheça mais sobre a rede no site e agende uma visita em uma das unidades!
Tel: (31) 3490 - 5000


5 comentários:

  1. ADOREI CONHECER ESSA REDE DE ENSINO! PARABÉNS PELO POST!
    BJOS
    MAMÃE TATTY

    ResponderExcluir
  2. O Coleguium é demais né?! Fiquei aqui morrendo de vontade de ter participado dessa tarde!
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Adorei conhecer o Coleguium também! Que dedicação pudemos ver ali!

    Beijoca!

    ResponderExcluir
  4. Encantada por esta escola e por tanto carinho e dedicação dos profissionais que vimos de perto! Coleguium é um show!!

    ResponderExcluir
  5. Foi muito bacana conhecer essa rede!!

    ResponderExcluir